domingo, 22 de abril de 2012

Alegria!!!

Olá queridos amigos... É com grande alegria que publico hoje, celebrando mais de 1000 visitas neste primeiro mês de atividades... Muito obrigada de coração, pela confiança e pelo apoio... Tenho certeza que juntos conquistaremos muitas vitórias!!!! E elas já têm aparecido...

Depois de um período de estagnação, nesta semana, depois de muita caminhada, eliminei ótimos 1,9 Kg, consegui me contentar com um pedaço pequeno de bolo simples de laranja, e não devorei todo o prato feito que pedi no almoço no shopping... várias evoluções...

Parabéns pra mim e pra todos que estão conseguindo superar desafios!!!

Coma primeiro com os olhos... É menos calórico... rsss

Como sugestão do meu "Horáculo", também conhecido como Du, o Senhor Meu Marido que eu amo tanto, hoje vou conversar um pouquinho com vcs sobre o preparo das refeições, este momento crucial, quando um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença, mas que, principalmente, não precisa ser sofrido, pode ser muito prazeroso e saudável, ainda mais se você tiver uma boa companhia pra compartilhar o momento...
No mundo de hoje estamos constantemente sendo bombardeados de estímulos para se consumir os "fast foods" da vida, tudo muito rápido, prático, barato, muitas vezes deliciosos, porém, muito, muito gorduroso, calórico, praticamente um veneno pra nossa saúde... nem a embalagem se aproveita pra reciclar, tem que ir direto pro rejeito devido à tanta gordura...
Preparar uma comida saudável demanda dedicação e tempo, sem dúvida, porém com um pequeno planejamento no final de semana dá pra garantir comidinha boa e saudável por toda semana, e geralmente o domingo pode ser o "Dia D", como foi o nosso hoje e daqui a pouco estarei colocando fotos do nosso almoço...

Dicas básicas:
  • Cozinhe e tempere a porção de feijão que dê até o próximo dia que vc terá mais um tempinho pra se dedicar à cozinha. O restante do feijão cozido, separe em porções e congele;
  • Faça o mesmo com arroz, lembrando que não é muito bom que esse período ultrapasse os 5 ou 6 dias;
  • Se você tiver aquele secador de verduras dá pra deixar lavada e bem sequinha algumas folhas, ou até mesmo brócolis e couve-flor, o que agiliza na hora do preparo. Mas fique sempre atento porque estes são muito perecíveis, eles tem que estar bem sequinhos senão acabam estragando mais rápido ainda;
  • Descasque e corte frutas como mamão, melão, abacaxi, melancia de uma vez e guarde em recipientes com tampa, aí na hora de comer e só pegar a porção recomendada;
  • Eu gosto de usar recipientes de vidro com tampas plásticas pra acondicionar os alimentos processados na geladeira. A durabilidade é maior e nunca se corre o risco de misturar cheiros anteriores (odeio isso!!!!);
  • Separe as porções de carne conforme seu planejamento e congele;
  • Disponha os alimentos na sua geladeira de forma que os mais saudáveis, estejam sempre à frente, e no seu campo de visão, e claro, não se sabote, mande tudo que for calórico embora e não compre mais;
  • Evite os alimentos pré-prontos, congelados e embutidos, que se compra nos supermercados, eles geralmente têm muita gordura trans e sódio;
  • Sempre monte os pratos em travessas e decore com folhinhas de alface e salsinha picadinha, é um charme e um pouco de carinho pra você e pra seus convidados;
  • Sua saúde vai agradecer e seu bolso também, muitas vezes preparar um prato em casa pode ser bem mais barato.
Menu do dia:

PEITO DE FRANGO DESFIADO

Hoje preparei um franguinho que pode ser um coringa no seu dia-a-dia, ele pode ser comido puro ou servir de base para vários outros pratos como panquecas, tortas, pastéis, escondidinhos, fricassês e o que mais sua criatividade mandar.
Vou colocar a receita do meu franquinho, mas assim como eu faço, nunca fique preso restritamente ao que diz a receita, deixe seu instinto de chef fluir, use o que vc tem em casa, adapte, ouse, faça deste momento uma diversão!!!

Você vai precisar de:
  • 1 peito de frango (de preferência grande pra render bastante e durar mais dias... rsss)
  • Alho e cebola
  • Cheiro verde
  • 1 lata de milho verde
  • 1/3 de pimentão (pra mim o vermelho é mais digestivo)
  • Azeitona
  • Colorau, sal e temperos a gosto
  • Molho de tomate
Preparo:
  • Limpe o peito de frango tirando o máximo possível da pele e da gordura aparente;
  • Leve à panela de pressão com uma colher de colorau e dois dentes de alho cortado ao meio pra já ir saborizando e colorindo a carne. Deixer cozinhar depois que abrir fervura por uns 30 minutos (quase derrete, mas é bem facinho desfiar depois.. rsss);
  • Deixe esfriar e desfie e reserve;
  • Em outra panela coloque um fiozinho de azeite e frite uns dois dentes de alho amassados e meia cebola cortadinha, coloque mais um pouquinho de colorau (tem que ser nessa hora senão ele não solta a cor que a gente quer);
  • Acrescente o pimentão cortadinho, o milho, um pouquinho de mostarda e deixe refogar;
  • Acrescente o frango desfiado e a azeitona picadinha (umas 8 unidades);
  • Vá acrescentando o molho de tomate (uns 180 ml), até que fique suavemente úmido;
  • Ajuste o sal, se necessário.
Está pronto, aí coma assim ou utilize como preferir, o Du aproveitou o restante do pimentão, pegou o frango desfiado antes de ser refogado, acrescentou um pouco de maionese light, sal e pimenta, cobriu com uma mostarda com especiarias e levou ao forno pra gratinar por 15 minutos. Depois de pronto eu montei o prato, ficou muito gostoso também...









Coloquei essa última foto, pq eu achei linda as duas anteriores e vocês podiam achar que peguei da net, mas não foi (já falei da minha paixão por fotos né?! rsss), olha só a nossa mesa pronta pro almoço de domingo.... rssss

Eu poderia apostar que você ficou pelo menos com um pouquinho de água na boca, não ficou?! Então, viu como é fácil comer bem, gastar pouco dinheiro e dedicar seu tempo em prol da sua saúde e qualidade de vida?!
Nos próximos posts e também no meu face (Renata Patricia Stortto Ogleari) estarei colocando mais fotos de outros pratos e novas receitas...

Bjus, bjus...

Fiquem com Deus!

8 comentários:

  1. Perfeito Rê!
    Não vejo a hora de voltar a fazer a minha comidinha, estou até com saudade do sabor, pois ultimamente estou sendo obrigada a comer marmitex devido a falta de tempo, mas logo essa jornada tripla acaba e volto a preparar minhas porções regada a legumes, peito de frango e arroz integral. Humm.. comidinha caseira e saudável sempre! Parabéns Renata, fiquei com vontade de ser convidada pra esse almoço viu?!
    Beijos, Mirian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delicia comer em casa mesmo né?! Eu sei que vc manda bem na cozinha... aliás, preciso da receita da coalhada seca que o Thiago faz... Pode deixar que vou preparar um almoço pra vocês... Bjus e brigada por todo incentivo!!!

      Excluir
  2. Oi RÊ,
    Gostei muito das suas dicas,e realmente acredito assim como vc que devemos valorizar mais a nossa saúde e não corresponder a toda essa pressa que o cotidiano nós impões. Nossa saúde mental agradeceria muito assim como a saúde como um todo!
    BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Vi, o mal do mundo é a pressa...
      Obrigada por estrear seus comentários aqui... eles são sempre muito importantes para mim...
      Bjusss

      Excluir
  3. Uau, quando vc virá cozinhar pra mim e pro Tiaguinho?
    Repa, uma dica pra vc, não sei se vc já sabe, para congelar o brocoli e a couve flor é o choque térmico. Vc "dá um susto" neles numa água fervente, depois dá "outro susto" em água bem gelada, pode até colocar umas pedrinhas de gelo. Aí vc coloca em uma vasilha ou em um saquinho e congela. Se colocar em saquinho, procure usar aquelas bombinhas que tiram o ar. Perde um pouco dos nutrientes, mas é duro comprar brócolis e couve flor inteira na feira e ver perder metade, né?
    Outra dica é uma salada de couve flor que minha mãe faz. Vc faz um molhinho de maionese light, iogurte natural desnatado, 1 colher de vinagre e sal a gosto, cozinha a couve flor corta bem pequeno e mistura com o molho, fica uma delícia e dura uns dias na geladeira. No verão é uma delícia, eu quase almoçava só isso! ahahaha

    bjs bjs

    PS: essa receita do frango, eu comia na fase (2) de manutenção, mas minha primeira dieta que fiz com a endocrino tia da Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu conheço o processo de congelamento sim, mas nunca fiz, e tb não tenho a bombinha, só o secador... Mas essa dica do molho foi show, eu sempre desanimo na hora do tempero pra salada, vou experimentar.. Tenquiu!!!
      Não vejo a hora de estar com vcs, mas vcs tb bem que podiam vir passar uns dias aqui né?! Diz que vem?!?!?! rsss...
      Manda um beijo pra sua mãe, que por sinal, manda muuuuito bem na cozinha!!!
      Bjusss

      Excluir
  4. Re, deu até agua na boca desse seu almoco!!! mmmm que delicia!! valeu pelas dicas... mas o duro é o animo.... queria tá como vc, só to que engordo... afff
    beijoss Débs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bóra animar menina, é só no começo que precisa de esforço duplo, depois fica mais fácil, coragem!!! E conte comigo!!! Bjuss, saudades!

      Excluir