domingo, 18 de março de 2012

Como tudo começou...


Antes de qualquer coisa, deem uma olhadinha na foto, aí está a prova de que é possível... rssss

Acho que vale a pena, neste primeiro post, colocar um pouquinho da minha trajetória, que teve muuuuuitas conquistas, mas que também teve muita fraqueza e decepções, principalmente na fase de manutenção (que na verdade não existiu... rsss - E é por isso que estou na batalha novamente!!!)... Vamos lá!

A grande guinada na minha vida foi em janeiro de 2010, quando eu e o Du (Eduardo, hoje meu marido) conseguimos marcar a data do nosso casamento, seria em 12 de novembro, portanto eu tinha 10 meses pra dar um jeito no meu corpitcho, porque sinceramente eu não suportaria assistir o vídeo, ou mesmo ver o álbum de fotos já que ao invés de noiva eu estaria parecendo uma baiana de escola de samba.., sem chances!!!
Quando a gente está no auge da gordura a gente sempre pensa numa resolução, de preferência rápida e fácil, a boa "Lei do Menor Esforço", e é quando "brilha" aos nossos olhos a luz no fim do Túnel: Cirurgia Bariátrica (por favor, eu não sou contra, porém eu acredito que a indicação dela deva ser mediante avaliação de rigorosos critérios e infelizmente hoje a gente vê uma verdadeira comercialização deste procedimento... isso eu não concordo! E também não acho que ela seja tão fácil assim...), porém, além do que eu já mencionei tem a questão custos e o mega medo de me submeter a um procedimento cirúrgico, portanto eu precisava fazer uma última tentativa, me esforçar pra valer, seguir rigorosamente uma dieta balanceada, nada desses regimes de revista, tinha que ser uma reeducação de verdade, foi quando agendei uma avaliação na Clínica Emagrecentro (equipe maravilhosa!!) e Deus colocou um anjo na minha vida: Andressa Montagna, (que daqui pra frente chamarei apenas de Dre... rsss), minha nutricionista, uma pessoa linda, abençoada e muito, muito, muito competente (aliás, todo incentivo pro blog foi dela, e como o que ela fala pra mim é lei, estamos aqui!!!! rsss...).
Quando cheguei na clínica estava pesando em torno de 105 quilos (porém nessa foto do meu aniversário de 2009 eu estava bem próxima dos 110...) e nós sabíamos que teríamos um loooongo caminho pela frente, fizemos os cálculos de quanto perder em determinado tempo, mas só com o decorrer do tratamento é que poderíamos saber como meu corpo responderia, e graças a Deus respondeu muito bem, posso dizer com toda certeza que a Nutrição Funcional foi a minha luz no fim do túnel! Eu emagreci 30 quilos no período de seis meses, e o melhor disso tudo é que desse total, 28,5 quilos foram exclusivamente de gordura corporal, ou seja, a minha mudança de constituição física foi perfeita... Mas, apesar do resultado ter sido ótimo, da meta ter sido alcançada, o caminho não foi só flores, apesar de em todo período eu escutar das pessoas que meu emagrecimento era rápido, fácil, só eu sei o quanto de disciplina e determinação eu tive que dispor, pra enfrentar as centenas de ocasiões tentadoras que estão presentes nas nossas vidas (aniversários, páscoa, festas juninas, e todos os eventos sociais que sempre estão forrados de comidinhas...), foram muitos "Nãos", mas graças a esse "poder dos nãos" foi que eu pude conquistar meu objetivo e chegar no dia do meu casamento realmente me sentindo uma princesa, uma mulher linda e poderosa... e hoje tenho o maior orgulho de mostrar minhas fotos e vídeo...
Então, foi o casamento, lua-de-mel em Porto de Galinhas, tudo uma delicia, perfeito... na volta, reencontrei minha velha companheira, a balança, e ela já acusava 5 quilos a mais, num período de 20 dias, foi o inicio da tragédia... Voltei na Dre, e jamais vou me esquecer do que ela disse: "Rê, se você voltar a comer como antes, não tem jeito, você vai voltar a engordar como antes...", e foi o que aconteceu. O ano de 2011 foi de muitas mudanças, como eu fiquei morando 6 meses com meus pais depois do casamento, até que o nosso apê ficasse pronto, quando eu me mudei foi muito dificil a separação da casa e do convivio diário com meus pais, depois tive muitas turbulências no meu trabalho com relação a renovação contratual, testes seletivos, aprovações, sempre apertada de grana.... Enfim, ansiedade sem fim somada ao desejo instintivo incontrolável do meu corpo em se manter numa, digamos, zona de conforto metabólico, cheguei ao final do ano de 2011 com 104 quilos novamente, anêmica, com a glicemia no limite de uma pré-diabetes e completamente desestimulada, triste, me sentindo a mulher mais feia do mundo... Entrei numa fase completamente nostálgica, onde eu passava horas só olhando as fotos 'daquela época' em que eu estava (me achando) linda e poderosa...
Nesse período todo eu precisava voltar na Dre, mas eu sentia muita vergonha por ter engordado, por ter fraquejado, como eu encararia o pessoal da Clínica que tanto me elogiava, a Dre que dizia frequentemente que eu dava muito orgulho pra ela... estava sendo dificil... Então eu tive a consulta de rotina com a minha ginecologista (Dra. Lisete Benzoni - outro anjo em minha vida...) e sensível como ela só, me recomendou que procurasse uma terapeuta, pra que eu conseguisse, digamos, "pôr os pingos nos is" dentro de mim, uma vez que a técnica e a prática do emagrecimento eu tinha aprendido muito bem e sabia que fisiologicamente eu era capaz, porém eu precisava de ajuda pra assimilar a relação do comer com o enfrentamento do dia-a-dia e que determinadas mudanças de hábitos na vida da gente tem que ser permanente e uma prática constante... Foi então que eu encontrei a Graça (Maria das Graças T. de Sá Piccinin - psicóloga), mais um anjo em minha vida...
Assim, desde dezembro de 2011 tenho realizado terapia, e tem sido tão importante pra mim, me redescobrir, entender que eu não preciso ser perfeita sempre, me libertar da culpa por ter falhado e despertar minha força e determinação... Assim como pequenas técnicas que aplicadas no dia-a-dia ajudam à enfrentar os pensamentos sabotadores e as tentações e que estarei comentando nos próximos posts...
Foi então que eu tive coragem e voltei na Dre dia 14 de janeiro deste ano... foi um marco na minha nova trajetória... hoje eu tenho sim uma meta, que é me preparar, me tornar uma pessoa saudável novamente pra poder ter uma gravidez tranquila, porém, meu objetivo maior sou eu, é a minha vida, e todas as outras conquistas serão consequências deste "Eu" realizado, confiante e no controle de cada situação...
Continua não sendo fácil, continuo distribuindo "nãos" para as tentações... mas meu esforço tem sido honrado, nessas 9 semanas de recomeço já eliminei 11,5 Kg, e estou vivendo cada dia de um vez, sem cobranças, mas confiante e certa de que estou dando o melhor de mim em cada circunstância e que isso refletirá em mais um sucesso, e dessa vez já está sendo diferente, porque será definitivo...

Para finalizar este post, senão vocês vão se cansar e nunca mais voltam (rsss...), não posso deixar de falar do mais importante, da minha fonte de forças. Sem o amor de Deus, sem fé, não vamos a lugar algum, e é nEle que me apóio, é Ele quem me fortalece, sendo assim, deixo uma mensagem que o Pe. Fabio coloca ao interpretrar a música "O Caderno". Convido a todos que estiverem precisando, não só emagrecer, mas se precisam mudar alguma coisa em sua vida, vire a página, comece escrever uma história nova, não se esqueça do que passou, porém não se aprisione em culpas, se arrependa, perdoe a si mesmo, e recomece!!! Você vai ser muito feliz!!!

Um grande beijo!!!
Deus abençoe a todos!!!


“Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno...
Eu me recordo do meu!
Com ele eu aprendi muita coisa.
Foi nele que descobri que a experiência dos erros,
Ela é tão importante quanto à experiência dos acertos
Por que vistos de um jeito certo, os erros, eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras.
Por que não há aprendizado na vida que não passe pela experiência dos erros.
Caderno é uma metáfora da vida, quando erros cometidos eram demais eu me recordo que nossa professora nos sugeria que a gente virasse a pagina.
Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços...
Ao virar a pagina os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles a gente seguia um pouco mais crescido...
O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos
Erros podem ser fontes de virtudes
Na vida é a mesma coisa
O erro tem que esta a serviço do aprendizado
Nenhum tem que ser fonte de culpas, de vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida
Uma coisa é a gente se arrepender do que fez
Outra coisa é a gente se sentir culpado
Culpas nos paralisam, arrependimentos não.
Eles nos lançam pra frente, nos ajuda a corrigir os erros cometidos.
Deus é semelhante a um caderno
Eles nos permite os erros pra que a gente aprenda pra fazer do jeito certo
Você tem errado muito? Não importa aceite de Deus esta nova pagina de vida que tem nome de hoje
Recorde-se das lições do seu primeiro caderno
Quando os erros são demais vire a pagina...”

20 comentários:

  1. Repa,

    Minha querida amiga irmã: estamos juntas nessa luta. Vou fazer da sua vitória a minha tb. Depois da gravidez (na qual eu emagreci ao inves de engordar), depois tudo que passei no pós parto, e tenho passado, engordei horrores. Então tb estou precisando de toda força para voltar ao "antes", lembra da foto?
    Força, força, força e bora no NO REGIME, VERSÃO A BATALHA FINAL

    bjs bjs

    Lina

    PS: Vc pode vir no niver do Tiaguinho, pensarei em um cadápio especial para nós duas! ehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh companheira... a luta continuará sempre!!! E juntas será melhor ainda... ;)
    Estamos nos esforçando ao máximo pra conseguir ir, logo te dou a resposta...
    Brigada pelo primeiro comentário... Tenho certeza que pelo menos uma seguidora fiel eu terei... rsss ;)
    Bjus, bjus...
    Força, força, força!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Re!!
    Tbém acompanhei um pouco da sua história ano passado.. e sei o quanto vc é esforçada e determinada e não tenho dúvidas de que vc vai conseguir alcançar seu objetivo novamente!!
    Mta força!!! (e q este ano não seja de tantas turbulências nas renovações contratuais!! rsrsr)
    Bjo gde!!
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!
      Obrigada Li... e a nossa luta continua, sempre né?! Vamos aguardar até agosto... aqui é que nem A.A. - um dia de cada vez... hehehe
      Bjussss

      Excluir
  4. Renata, estou na luta ao contrário, mas assim como vc alcançando resultados da maneira mais saudável. É muito gratificante sentir as mudanças, e o melhor, que temos sim capacidade de conquistar nossos objetivos!
    Sempre que precisar estou aqui para apoiar!!!!! Beijos!!!
    Mirian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi... nem me fala... é muito bom mesmo ver o sacrificio recompensado, é o que faz valer a pena...
      Obrigada pelo apoio e carinho!!!
      Volte sempre aqui hein?! ;)
      Bjusss

      Excluir
  5. Olá, eu vi o link do seu blog no mural da Dra Lisete, que é minha médica ginecologista tb, e me interessei pelo título e resolvi fazer uma visitinha, gostei mto, pq depois de engordar durante todo o ano de 2011, saí da minha toca para mudar meus hábitos, mudar meu corpo e não precisar mais ter medo da balança! Que bom que eu vi o seu link no mural da Lisete, foi mto importante ler tudo o que vc escreveu, pq aconteceu praticamente a mesma coisa! Em 2009, no início do ano emagreci bastante, estava super dedicada, e fiquei magrinha, todos elogiavam e perguntavam como consegui sozinha, sem ajuda profissional, porém nos 3 últimos meses de 2009 começei a engordar de novo, e isso se estendeu pro ano de 2010, só engordando, e agora 2012, depois de fazer cirurgia de apendicite (tem 10 dias que fiz, nem foi tirado pontos ainda) que precisei tomar somente sopa e depois comer somente coisas leves, me animei e estou determinada a continuar seguindo esse ritmo das comidas leves, e o "poder do não", já pratiquei ontem mesmo, na hora da sobremesa, e tive que dizer não mais de uma vez, pq insistiram para que eu comesse, e parece que é justamente nesses momentos, que conseguimos "resistir" que nos sentimos mais forte para continuar, por isso o importante é não sair da linha! Parabéns pela sua atitude de fazer um blog, diria que não seriam todas com a coragem de expor essa luta que é difícil, e que é um assunto que não gostamos de falar! Parabéns!
    Tenho um blog tb, não é do mesmo assunto, mas se quiser visitar: www.artecomencanto.blogspot.com
    Lilian Paleari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian... td bem?! Puxa, obrigada mesmo pela visita e por seu depoimento... só mesmo quando a gente passa pela situação é que dá pra ter a real noção do quanto é dificil, mas é justamente como vc falou, cada "não" dado, é um pouco mais de força que conquistamos, e depois que passa, a sensação de ter sido forte, de ter resistido nos impulsiona para seguir em frente... Tudo na nossa vida tem um propósito, que sua cirurgia tenha vindo pra te alavancar de volta pra uma vida saudável... Bem vinda à caminhada companheira, espero poder contribuir tb em sua jornada...
      Você será sempre bem vinda por aqui...
      Bjuss

      Excluir
  6. Ah, o que dizer de vc e pra vc. Te conheço desde infância e sei do que é capaz, da sua determinação e acedito que vc é vencedora, é guerreira. Confesso que ao me deparar com vc, me sinto fraca nesse sentido. Vc me incentiva sim, lógico, e principalmente te ver no seu casamento, linda, maravilhosa e poderosa, que orgulho de ser sua amiga. Rê mas só de pensar em largar meus pães francês, snif rsrsrs. Vou me espelhar em vc, eu preciso. Ja adicionei aos meus favoritos e pode ter certeza que serei sua fiel seguidora, quem sabe tb vou eliminando peso com seus conselhos. Parabens minha amiga, minha grande amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, pára com isso, fraca nada, uma mulher batalhadora, mãe exemplar não pode se sentir fraca jamais... E larga mão de se apegar a esses "pãezinhos" (rsss...), põe na sua cabeça que você não precisa deles.. aliás, a 1ª coisa é: cortar relação sentimental com qualquer comida... Toda nossa alimentação deve ser pra se manter nutrida e com energia, não tem que suprir nenhuma carencia nem frustração..., comece a mentalizar sobre isso e as coisas vão começar a mudar...
      Bju grande amiga querida, e volte sempre mesmo hein?! ;)

      Excluir
  7. Olá Renatinha! Amiga do coração, emocionei-me ao ler sua história e ao relembrar cada passo que você enfrentou e está enfrentando. Sua história é linda, tem muito a ensinar... parabéns pelo blog! Desejo que tudo dê certo, conte comigo sempre! Todos nós temos desafios a enfrentar, e sua companhia amiga, com suas conquistas, obstáculos e superações, será uma força pra nós! Vamos caminhar juntas! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moniquinha!!! Obrigada amiga... o apoio de todos vocês é fundamental pra minha caminhada...
      E vamos que vamos sempre juntas né?!
      Bjus e obrigada, apareça sempre por aqui!!!
      ;)

      Excluir
  8. Repa, parabéns pela iniciativa!!!
    Estou adorando acompanhar seu blog!!!
    Continue perseverando e você vai alcançar seu objetivo antes do que você imagina!
    Bjos
    Flavinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flá!!!
      Que bom vc por aqui tb... Apareça sempre mesmo... é muito importante a presença e o apoio de todos vcs na minha vida...
      Obrigada...
      Bjuss

      Excluir
  9. oi renata, tbm padeco do mesmo problema, mas nunca consegui ser determinada como vc.espero tomar coragem para segui-la como exemplo,parabens pela iniciativa,abraco. lucelia moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucelia... fico feliz por você partilhar sua experiência comigo... tenho certeza que a determinação está em você sim, tem momentos na vida que a gente sabe do que é preciso porém é dificil dar o pontapé inicial..., faça assim: converse com vc mesma, se liberte das culpas e do estigma de achar que não consegue... escreva todas as coisas que vc mais deseja na sua vida, e o qto o emagrecimento vai contribuir pra vc conquistar isso... depois vá mentalizando, sempre pensamentos positivos e palavras de incentivo... Você vai conseguir!!! E no que depender da minha ajuda, pode contar.. ;)
      Obrigada pela visita e apareça sempre por aqui...
      Fica com Deus...
      Bjuss

      Excluir
  10. Oi Rê!!! Só tenho uma palavra pra te dizer: ORGULHO!! Orgulho de ser sua amiga, orgulho de enxergar tanta força dentro de vc, orgulho de saber que vc é e sempre foi esforçada, dedicada e linda!!! Quem sabe um dia eu tb não acordo com a sua garra e força!!!
    Mil beijos....
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi querida, que bom ter você por aqui... e que alegria receber tantos elogios e carinho... Eu tenho certeza que vc tem sim toda essa garra e força que vc precisa pra conquistar seus objetivos... Todo esse apoio é muito importante pra eu seguir em frente... obrigada mesmo e apareça sempre por aqui tá?! ;)
      Bjus, bjus minha amiga "chegada" (acabei de lembrar disso... rssss)

      Excluir
  11. Legal seu blog Repa, parabéns! Bom que você pode compartilhar isso com o mundo todo!
    Fé e força na sua luta!
    Diogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força e incentivo Diogo!!
      É uma luta permanente!!!
      Parabéns pelo seu trabalho tb, é muito lindo!!!
      Tudo de bom e apareça sempre por aqui!!!

      Excluir