sábado, 31 de março de 2012

Atividade física: a busca constante por motivação!!!

Olá queridos!!!

Hoje vou falar sobre a prática de atividade física. Este, atualmente, tem sido meu maior desafio...

É inquestionável a importância de atividade física no processo de emagrecimento, isso eu sei perfeitamente, apoio, concordo e assino em baixo... a questão é encontrar ânimo pra praticar...

Uma coisa que me inspira bastante é assistir alguns programas, tipo realities, de emagrecimento que passam em canais por assinatura, atualmente tenho acompanhando o "Quilo a quilo" e "The Biggest Loser - 7ª temp.", eu amo esses programas!!! Gente, quem nunca assitiu deveria.... Lá a gente vê super obesos mórbidos (180 Kg pra cima...) emagrecendo metade do seu peso em um ano só com muuuuuuuuuuita atividade física e alimentação equilibrada, é necessário muito esforço, sem dúvidas, mas o mais importante é que É POSSÍVEL!!!

Isso é um graaande estímulo pra mim, pq antes de começar pegar firme na caminhada (há cerca de um mês...) eu usava, dentro de mim mesma, mil desculpas pra não me exercitar, tipo: "... tenho medo de forçar muito e ter um pire-paque..." (depois de ver os super-gordinhos malhando 4h a 5h diárias sem enfartar, não deu mais pra usar essa desculpa... rsss), claro que é sempre importante monitorar seus batimentos cardíacos e tal, mas não quer dizer que o cansaço já seja motivo de preocupação... na dúvida, sempre procure a orientação de um profissional especializado;

Outra desculpa era: "... tenho medo de sair caminhando sozinha pelas calçadas e ser assaltada ou atacado por algum bandido..." (infelizmente vivemos num mundo violento, mas existe alguns cuidados que ajudam a prevenir o indesejado... por exemplo preferir lugares com movimento de pessoas e bem iluminado, não portar coisas de valores como jóias, celulares, relógios..., estar sempre atento às pessoas que te cercam, fazer sempre uma pequena oração pedindo proteção Divina, e no meu caso o principal: NÃO USAR O MEDO COMO DESCULPA PARA A PREGUIÇA!!!).

Com esse tipo de pensamento e parando de esperar a disponibilidade de outra pessoa em me acompanhar, foi que, a partir do dia 25 de fevereiro, comecei a ter a atividade física mais prioritária na minha vida, mas ainda falta muito pra eu chegar no ótimo, mas é assim mesmo, um dia de cada vez... comecei com caminhadas de 45 minutos, em terrenos planos, 2 ou 3 vezes por semana... hoje estou caminhando cerca de 65 minutos em terreno mistos (50% de subidas) de 3 a 5 vezes por semana... Eu uso um monitor cardíaco, e eu já tive uma redução de aproximandamente 20 batimentos cardíacos nos picos máximos de esforço.. ou seja, essa atividade já está servindo para melhor meu condicionamento físico... E minha constituição física também está sendo melhorada, pois nas bioimpedâncias que a Dre faz já estamos percebendo manutenção de massa magra (músculos) e redução significativa de gordura corporal...

Olhem a fotinha do dia 25 de fevereiro:




* Pensa numa pessoa que ficou cansada e que demorou umas 2 horas pra sumir o vermelhão do rosto.... rsssss


Outra coisa que eu fiz também foi comprar um pedaço de corda e as vezes, qdo não dá tempo de caminhar ou qdo o clima não colabora eu dou umas puladas em casa, é engraçado, mas ajuda a queimar uma caloria legal...
Pra escolher o tamanho ideal antes de comprar sua corda mesça seu comprimento para adaptá-la a sua altura. Fique de pé e pise sobre ela. Ao extendê-la, as extremidades devem ficar abaixo das axilas(ou no meio do peito) dos dois lados. Fica mais uma dica!!!

Se quiserem ler mais sobre os benefícios de pular corda acessem a matéria deste site: Pular corda!!! Brincadeira de criança?!? Não....

Outras dicas bacanas são:
  • Prefira usar escadas ao invés do elevador, principalmente na descida (que nem cansa tanto..... rs);
  • Pare o carro alguns carteirões mais distantes do seu destino ou desça do ônibus alguns pontos antes ou depois da sua parada;
  • Dê uma pausa no controle remoto, levante para fazer as mudanças nas funções da TV;
  • Se for possível, vá trabalhar a pé ou de bicicleta;
  • Se na sua região tiver uma, aproveite mesmo as Academias ao Ar Livre (AAL);
  • Se trabalhar sentado, levante e caminhe um pouco a cada 30 minutos e nunca deixe de realizar a ginástica laboral se a mesma acontecer no seu serviço!!!!
  • Faça pequenos serviços domésticos. (Já que é inevitável, vamos aproveitar!!!! rssss...)
    • Arrumar a cama: 5 minutos gasta 17 calorias
    • Varrer o chão: 5 minutos gasta 18 calorias
    • Passar roupa: 5 minutos gasta 21 calorias
    • Lavar o chão: 5 minutos gasta 24,5 calorias
    • Lavar a louça: 30 minutos gasta 160 calorias
    • Lavar a roupa: 30 minutos gasta 200 calorias
    • Fazer supermercado: 30 minutos gasta 100 calorias
    • Cuidar do jardim: 30 minutos gasta 200 calorias
    • Lavar o carro: 20 minutos gasta 130 calorias
    • Passear com o cachorro: 30 minutos gasta 200 calorias
  • E lembre-se: beba muita água sempre!!!!
É isso aí coleguinhas, espero estar contribuindo um pouquinho com a melhora de qualidade de vida de vocês!!!
Algumas pessoas têm me dito que estão tendo dificuldades em postar seus comentários, então, se preferirem, entrem em contato comigo por email (repafisio@gmail.com) será uma honra receber suas mensagens...
Um ótimo fim de semana!
Fiquem com Deus!
Bjussss...

12 comentários:

  1. Repa,

    O problema dos comentários é porque o blogspot prioriza comentários de quem já tem conta tb. Então quem não tem só falta ter que dizer a cor da cueca para conseguir postar o comentário. ahaha

    Sobre o post, muito bom mesmo.
    Sobre os exercícios, 10 com estrelinha!
    Sobre atividades física: experimenta ter um bb de 11 meses, engatinhando, mexendo em tudo e querendo andar...1000 kcal por dia! ahahaah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haja pique mesmo, eles não vêm com liga e desliga né?! Ajudaria na hora que a gente cansa.. rss
      Mas deve valer muito cada caloria gasta... rsss
      Brigadaaa... bjusss

      Excluir
  2. Rê, estava com saudades do seu blog rs... é mto bom poder acompanhar o seu caminho... vi os vídeos!! Mto legais tb!
    É isso aí, parabéns por toda etapa conquistada!!! Estou aqui te acompanhando e torcendo por vc!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karlictha... obrigada querida...
      Apareça sempre mesmo...
      Bjuss

      Excluir
  3. Rê to orgulhosa de vc!!!! Parabéns sua iniciativa demais, mantenha-se firme e continue sendo exemplo pra tantas pessoas inclusive pra mim!! Espero tomar coragem....
    Bjos Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise, que bom vc por aqui amiga... Pois é, tive que recomeçar, e agora a luta continua constantemente, mas com muitas vitórias.... rsss ;)
      Siga firme no seu propósito, com um pouco de esforço no começo, a coragem aparece e depois fica mais fácil continuar...
      Aproveite o Pilates, esse continua sendo meu "sonho de consumo".... só falta "tempo" ($$$$) rsss...
      Bjus, obrigada pela visita e apareça sempre!!!

      Excluir
  4. Oi Re.. andei ausente do seu blog... ando numa correria danada, e mesmo assim nao emagreço, mas tb nao me esforço, mas adoro ler seus pots.. Esse em especial me diverti mto rs..olha o meu caso..
    Moro no 4º andar, de escadaaaaaa, tenho filho de 2 anos que sempre pede colo na hora da subida, limpo casa, passo roupa em torno de 2 horas toda semana.. pq nao emagreço?? kkk
    talvez pq nao tenho tanto pique e perseverança qto vc minha amiga....
    Vc esta de parabens... parabens mesmo..
    Te adoro. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita então toda essa atividade necessária e lembre-se da matemática, consumir menos e gastar mais = quilinhos a menos na balança... rsss ;)
      Obrigada querida amiga!!! Mas nem tudo são flores pra mim, de uma olhada no posto novo... rsss
      Bjusss

      Excluir
  5. Oi Renata, das dicas de exercícios que sugeriu, a única que estou seguindo é de levantar para trocar o canal, pois o controle remoto de casa quebrou...hahaha e ainda assim, vou pedir um novo de presente no Dia das Mães. Parabéns por sua motivação, preciso achar a minha que está escondida em algum lugar...para recomeçar! Bjs Lucelia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Lucelia, mas isso já é um começo!!! rsss... Você vai encontrar sua motivação sim, no começo é mais dificil, e no decorrer do caminho as vezes tem uns escorregões, mas com o tempo vai ficando mais fácil... Não desanime!!!
      Obrigada pela visita, e apareça sempre!!!
      Bjuss

      Excluir
  6. PARABÉNS, RE!!!
    Vc é a prova viva de que a maioria só é gorda se quiser!!!
    E eu sei bem o que é viver de dieta, controlando o peso, fugindo das tentações da gula... Já fiz dois regimes "pesados", um assim que minha filha nasceu (sim faz tempo!), e outro há 4 anos. No primeiro, eliminei 8 quilos, e no segundo, com a dieta do leite(que fiz várias vezes)perdi 13 quilos... Fui a 51 quilos. No entanto, como estou numa idade em que até respirar engorda (rs), estou novamente com 60 e poucos quilos, mas faço toda semana a dieta da lua (só líquido o dia inteiro), caminho sempre que posso e não exagero na comida. Mas quero pegar firme, pra conseguir de novo o meu corpichio de 51 kg, em que me sinto óóótima, cabendo em qualquer roupa e tirando onda das garotinhas de 18...kkk. Bjssssssss, linda, e vamos continuar na luta!!! Suuuuuuuuuu-cesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stela, puxa obrigada pelo incentivo e carinho, com certeza essa é uma luta constante mesmo, mas vc ta super bem, o principal mesmo tem que ser a saúde, a aparência acaba sendo consequencia, mas tb é muuuuito bom caber naquela roupa guardadinha de muuito tempo... hehehe...
      Obrigada pela visita e apareça sempre que puder.... Bjusss

      Excluir