terça-feira, 20 de março de 2012

Voltando às origens morfológicas.... rs



Hoje vou tentar explicar o porquê escolhi este nome (repanoregime) para endereço de blog...

Em primeiro lugar: REPA é o apelido carinhoso que ganhei na faculdade, uma junção de REnata PAtricia, meu nome... rsssss (É que na época da facul éramos em muitas Renatas e Patricias, como eu tinha os dois nomes, pra mim sobrou o REPA.. no começo soou estranho, mas depois me acostumei...).
E este "No Regime" faz menção ao reality que passava na Rede Globo, o "No Limite", que eu tb desenvolvi na época da faculdade, onde nossa turminha (a família Lene... rsss - em outra oportunidade eu explico....) sempre travávamos 'pactos' de emagrecimento, que deveriam aguçar aquele instinto mais radical de sobrevivência para atingir um objetivo - emagrecer, mas que na verdade nunca iam muito pra frente.., então tiveram vááááárias edições do No Regime... Assim resgatando tudo isso e vivendo essa nova fase, com certeza esta será a última edição do No Regime, porquê não tenho dúvidas que será definitivo...
O título "Emagrecendo com a Rê" não é muito original, mas eu acho fofo, por isso resolvi colocar....

Bem, estando tudo explicadinho, vou retomar o meu novo processo de reequilibrio corpo e mente...

Quando retornei na Dre eu já estava há um mês em terapia e frente a isso tudo ela me emprestou um livro que veio completamente ao encontro de todo o trabalho que eu e a Graça estávamos desenvolvendo, é o "Pense Magro - a Dieta definitiva de Beck" da autora Judith S. Beck (Artmed), onde toda a técnica é embasada na Terapia Cognitiva, cujo programa ajuda você a aprender a pensar de uma forma diferente, para que possa modificar seu comportamento alimentar - não apenas em curto prazo, mas para o resto de sua vida...

Por exemplo, se a gente pensar bem, fazer dieta e emagrecer tem um ciclo previsível: durante uma ou duas semanas você acha que está indo bem, está relativamente fácil. Então as coisas parecem que vão tomar um rumo mais difícil.. os desejos incontroláveis surgem, ou pior, se intensificam.. A vida interfere, os horários na sua agenda estão comprometidos, você se sente emocionalmente estressado.. e pronto, já se tem inúmeras razões (desculpas) para se afastar da dieta...

O foco dessa terapia cognitiva é justamente ajudar a identificar os pensamentos sabotadores:
  • "sei que não deveria comer isso, mas não me importo...";
  • "se eu comer isto só desta vez não vai ter problema...";
  • "tive um dia difícil, mereço comer o que quiser...";
  • "não consigo resistir a essa comida..";
  • "estou chateado... tenho que comer";
  • "já que comi o que não devia mesmo, vou continuar o regaço pro resto do dia...";
  • "é muito difícil, não quero continuar fazendo dieta..";
  • e o clássico: "Nunca vou emagrecer!!"
... e a responder a eles de maneira adaptativa, o que leva você a se sentir melhor e a se comportar de maneira mais funcional.

Ao logo das nossas conversas estarei colocando algumas atividades bem legais que devem ser realizadas e que são peças-chave para o bom andamento do processo... assim, como dica pro próximo post sugiro que comecem a pensar nas vantagens que você terá ao emagrecer...

Pra finalizar gostaria de, mais uma vez, agradecer a visita e todos os comentários de vocês, o que só me deixa mais feliz e com a certeza de que estou no caminho certo... Aos que estão chegando pela primeira vez não deixem de conferir o post do dia 18 de março onde eu faço um 'resumão' de toda minha trajetória nessa, se Deus quiser, findável batalha de emagrecimento...

Bjus grandes...
Fiquem com Deus!!

6 comentários:

  1. Rê, já gostava de você... como profissional, pelo seu lado humano... por tda a mega ajuda q me deu qnd cheguei... e agora com essa decisão por qualidade de vida melhor, por buscar atingir um objetivo q é o de emagrecer da forma como vc está encarando, e compartilhar td isso com as outras pessoas... mto legal msm! Te admiro mais ainda... te desejo força, pensa q o sabor das coisas passam, mas o bem estar, saúde são bens duradouros!!! Rs... irei te acompanhando por aqui tbm!! Bjos, fiq com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karlinha... obrigada pelas palavras tão carinhosas... todo esse apoio e os elogios me fortalecem cada vez mais...
      Apareça sempre por aqui mesmo e continue contando comigo pra o que vc precisar!!!
      Bjusss

      Excluir
  2. Eu lembro do lance do "No Regime", você até pintou uma borracha com o emblema da globo. Lembro que na época eu perguntei da borracha e você disse que significava que vocês sempre estavam "no limite da fome". hahaha

    Repa, adorei o blog e o da Lina também, daqui a pouco vou reabrir o meu! Pena que eu nem sei mais o endereço. :(

    Mas, vocês duas podem ter certeza que uma leitora assídua vocês têm. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!!!
      Obrigada, vc lembrou de detalhes que até havia esquecida.., acho que de tanto passar fome.. kkkk
      Mentirinha, meu regime, hoje, é super balanceado, fome eu não passo, só as vezes que vem uma vontadinha de comer alguma coisa imprópria, é aí que entra o poder do não... rss
      Não posso deixar de falar que nos momentos fundamentais, em cada inicio de ano, vc me ajudou muito com sua terapia..., continuo com a minha mentalização... Muito véris tenquis...
      E sobre o seu blog, eu era sua leitora assidua, eu literalemnte viaja nas suas aventuras.... Retome mesmo.. Ah, e não se esqueça que eu to esperando um postal nhein?! rss...
      Bjus e apareça sempre mesmo!!!

      Excluir
  3. Reeeee!
    admiro sua força de vontade e como está conseguindo se controlar! e eu sou prova disso pq vejo vc na luta da alientação e das CAMINHAAAAAAAAAAADAS!
    ehehehe


    força amiga!

    Tenho certeza q vc vai alcançar suas metas!

    na verdade já está alcançando né!

    beijaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida... a batalha é diária mesmo... rss
      Mas ter o apoio das pessoas queridas como vc faz toda a diferença...
      Obrigada!!!
      Bjusss

      Excluir